sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Programa No Ar Ação Periferia

NO AR!

Foto: Tatiana Reis

Texto: FÁBIA PESSOA.


Iniciativa única nos campos da cultura e da comunicação no Brasil, o programa Ação Periferia tem três anos de vida. Produzido pela Central Única das Favelas (CUFA) em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Ação Periferia conseguiu inovar dentro do cenário cultural do país ao unir música, entretenimento, cultura e informação, tendo como foco a produção cultural das periferias brasileiras.
Resultado de um colóquio de parceria, realizado pela EBC em novembro de 2008, o programa de estréia foi ao ar no sábado, 3 de janeiro de 2009 às 19h.  Atualmente, o programa é veiculado todos os sábados a partir do meio dia. Além disso, todos os programas estão disponíveis na Internet, no endereço http://soundcloud.com/acaoperiferia. Em sua plataforma virtual, o programa já conta com mais de 200.000 acessos.

Centrado na cultura Hip Hop, o Ação Periferia buscou apresentar ao público os novos talentos que surgem nas periferias do Brasil, mas que não têm acesso aos canais de comunicação para divulgar seus trabalhos. Conseguiu, assim, oferecer um programa de rap diversificado, que foge aos padrões e preconceitos. O Ação Periferia mostrou um rap tipicamente brasileiro, que mistura a batida do samba e do maracatu às letras contundentes sobre os problemas sociais enfrentados por grande parte da população do país. O programa mostrou que o rap pode ser música alegre, dançante, festiva – mas que sempre tem um caráter de denúncia, de protesto, de crítica social.

O Ação Periferia já esteve presente em grandes acontecimentos do cenário cultural do Brasil. O programa cobriu a última edição do Prêmio Hutúz, a maior premiação do cenário Hip Hop brasileiro. O Hutúz revelou talentos em vários campos da produção cultural e foi também um espaço de reconhecimento de grandes artistas. O prêmio revolucionou o segmento hip hop, pois colocou a cultura negra e das periferias em evidência.

Além disso, em ação conjunta, as bases da CUFA de todo o país cobriram outro dos grandes eventos de rap do país, o festival Rap Popular Brasileiro, que apresentou os novos talentos das periferias do Brasil, o maior evento de grafite acontecido no Distrito Federal, bem como eventos de literatura marginal.
O Ação Periferia reuniu, em um mesmo espaço, artistas consagrados como MV Bill, Racionais MC’S, Realidade Cruel, Nega Gizza, GOG e Thaíde, com os novos nomes do rap brasileiro, como Renegado, Kamal, Emicida, Flora Matos, Lívia Cruz, Rapadura, Ataque Beliz, entre tantos outros.

Mesmo focado no rap e na música, o Ação Periferia, consciente da necessidade de informação para o povo, também marcou presença no Fórum Social Mundial, realizado em Belém, no Pará. Com o apoio da base da CUFA no estado, o programa conseguiu registrar parte das importantes discussões ali realizadas, alertando seus ouvintes para a urgência de se discutir propostas alternativas para as soluções dos problemas da sociedade.

Também esteve no evento RE-CULTURA, reportando e apoiando os esforços da sociedade civil para cobrar maior suporte por parte do Estado em questões relativas à cultura local, como a criação de secretarias, grupos de trabalho e agremiações que discutam e promovam, para fortalecer, atividades produtivas da cultura.

Além da cobertura desses importantes eventos, o programa preza pela interação. O Ação Periferia já conta com um canal de comunicação direto com o público, o quadro INTER”AÇÃO”, que divulga músicas recebidas por meio do email acaoperiferia@gmail.com, do twitter @AcaoPeriferia e da página do facebook https://www.facebook.com/acaoperiferia . Ampliar esse contato direto com o ouvinte é um dos grandes objetivos do programa, porque, afinal, é justamente dessa interação com o público que o Ação Periferia encontra sua justificativa, porque busca divulgar para as periferias aquilo que é de seu interesse, mas também quer mostrar para o Brasil aquilo que é produzido por essas periferias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário