quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Smurphies Disco Club

Entrevista - DJ Markynhos da Smurphies Disco Club
Enviado pelos colaboradores do blog DurapDF

Confiram a entrevista enviada em Dezembro/2010. Vale a pena se interar sobre a história da Smurphies Disco Club, pioneira em bailes de rap no DF e entorno.







Markinhos DJ:
   
  A SmurphieS existe a mais ou menos 22 anos. Tudo começou em 1986 se não me engano, foi num baile que teve no Minas Brasília Tênis Club, era a primeira vez que eu ia num baile com a Furacão 2000 e mais uma equipe de Brasília que não me lembro bem o nome, pois naquela época eu curtia as músicas ,ouvia falar nos bailes mas infelizmente não freqüentava muito. Vez ou outra ia no Primavera ver a Sarro ou no Quarentão ver a Power, e por ai vai. Mas ver a Furacão 2000 foi amor à primeira vista, mas nunca imaginei que poderia chegar aonde cheguei. Só mesmo DEUS pra te fazer vencedor.
   No começo foi muito complicado pois como não se tinha grana o suficiente pra comprar uma aparelhagem boa, fazíamos festas em casas mais por diversão do que por profissão, mas aiÍas lembranças do Baile da Furacão não saiam da cabeça, vieram mais alguns bailes e lá estava eu conhecendo e enchendo o saco dos técnicos e tal, pra saber como se liga isso ou aquilo, o porquê disso e o porqueêdaquilo. As vezes ajudava a montar e desmontar o som só pra apreender alguma coisa a mais, depois fui trabalhar numa empresa de som nos finais de semana de graça só pra aprender mais e mais, era muito puxado pois trabalhava durante a semana e estudava à noite, e ainda tinha que ajudar meu MAIOR GUERREIRO, MEU PAI , a criar meus outros 11 irmãos.Não era mole não, mas com força de vontade e muita FÉ EM DEUS consegui vencer.

 
O DJ Markynhos é de qual cidade?

   Sou de Brasília mesmo com muito orgulho. Sou da antiga invasão vila do IAPI que mais tarde se tornaria a Ceilândia, onde moro até hoje com muito orgulho.


Fale sobre o site e a rádio da Smurphies Disco Club
   Bem o site www.smurphies.com é o site onde você fica por dentro de tudo da SmurphieS. Na rádio você curte dois programas: O melhor da SmurphieS e o Flash Back SmurphieS. Antes tínhamos o 100% Hip-Hop que por sinal eu adorava, mas fazer 4 horas de programa todos os dias fica muito difícil. Mas devo voltar com esse programa,  farei o possível pra que isso aconteça.

Quais os trabalhos da equipe que mais fizeram sucesso por todos esses anos?

   Graças a DEUS acho que temos bom trabalhos tanto em Bailes como com gravadora, pois tive a sorte de gravar grupos como Realidade Atual, Tropa de Elite, Liberdade Condicional e outros. Na época, mesmo independente e com poucos recursos, conseguimos que os mesmos fossem sucesso, e são ate hoje. Nos bailes são muitos Tipo o Furia Funk, o Mix Mania100, o Top Dance que uma vez por mês lotava a Tropical deixando gente de fora, pois não cabia mais ninguém. Foram vários shows do Racionais em parceira com Wagner Tavares, que DEUS o tenha, e vários outros shows, tais como, Realidade Cruel, Ndee Naldinho, Consciência X Atual, Furacão 2000 e outros. Hoje em dia temos uma parceria muito forte com o Facção Central, onde posso destacar o respeito e a consideração que temos um pelo o outro.  Mas acho que hoje o meu maior e melhor baile do ano é o Aniversário da SmurphieS.

Qual a sua opinião sobre a cena atual do rap de Brasília?

   Bem, temos muitos grupos bons e muitos chegando aí, mas também têm muitos que se preocupam mais com o trabalho dos outros do que com o deles, e isso acaba prejudicando o próprio movimento Rap. Sei o que vivemos e já chega de ficar falando só de armas, mortes, drogas e tal, se vamos falar do que vivemos vamos falar também das coisas boas, pois temos isso também na periferia. Ou então se for falar, fale de maneira que não vá arrumar mais confusão, entende!?

   Respeito o trabalho de todos, sei que têm muita gente séria fazendo muita coisa por aií mas infelizmente encontramos pessoas que só fazem pra se dar bem e aparecer na mídia. O Governo também tem que prestar mais atenção no emprego das verbas, para que a população possa realmente ter eventos de qualidade. O trabalho social bem feito e bem intencionado é importante, agora cada um faz de acordo com sua consciência.

Salve:
 
      Primeiramente pra DEUS, sem dúvida nenhuma o responsável por tudo isso. Sem ele não teria chegado nem na metade do caminho. À toda galera que vai  sempre aos bailes da SmurphieS prestigiando e lotando todos, aos meus meninos que trabalham na SmurphieS, pois eles são os outros artistas que fazem parte do show e não aparecem, mas que fazem um papel importantíssimo. O trabalho de uma boa equipe de seguranças também ajuda  garantir  a paz e tranqüilidade para todos curtirem muito o baile.
   Sabemos  que todos devemos fazer o nosso papel, onde a própria galera se torna responsável pela segurança do evento, evitando que um amigo ou qualquer outro brigue. Isso hoje em dia, graças à DEUS acontece sempre nos eventos, a galera evitando tais coisas. Agradeço ainda, meus amigos verdadeiros que são poucos, mas são os que me dão força sempre pra vencer as críticas e outras coisas que rolam por aí. Família nem conta pois ela é a base de tudo, e minha família está sempre me apoiando e participando dos meus eventos;  O resto sempre irá conseguir acertar.

Recado: 
   GALERA, O BAILE FOI FEITO PRA GENTE DANÇAR E SE DIVERTIR NA PAZ,  NA BOA, NA MORAL SEM TRETAS, POIS SÓ ASSIM VAMOS VENCER O PRECONCEITO QUE EXISTE POR AÍ. FALOU EM BAILE RAP OU HIP-HOP AS COISAS MUDAM NA HORA, PAGAMOS ATÉ HOJE POR UM PASSADO QUE NÃO CONDIZ COM O QUE ROLA HOJE NOS BAILES. QUALQUER BRIGA NUM BAILE GERA UM KILO DE PROBLEMAS QUE VOCÊS NEM IMAGINAM, ENQUANTO QUE EM OUTROS TIPOS DE EVENTOS ACONTECE DE TUDO E A MÍDIA NÃO DIVULGA, MAS SE NUM BAILE ACONTECER ALGO, VIRA NOTICIÁRIO GERAL.

  O BAILE DA SMUPHIES É  ZONA NEUTRA. TODAS AS DIFERENÇAS DEVEM SER DEIXADAS DE LADO, ALI É O LOCAL PARA TODOS SE DIVERTIREM SEM SE PREOCUPAR. NÃO SÓ DENTRO DO BAILE, MAS NAS REDONDEZAS TAMBÉM. QUANTO MENOS CONFUSÕES ACONTECEREM, MAIS BAILES TEREMOS. ASSIM, A RESPONSBILIDADE DO SUCESSO ESTÁ NA MÃO DE VOCÊS. E EU VEJO QUE A GALERA ESTÁ ENTENDENDO ISSO, POIS A PAZ ANDA REINANDO NOS NOSSOS BAILES. MUITO OBRIGADO MESMO A TODOS VOCÊS.

Expectativas para o ano de 2011:

   A SMURPHIES AGORA TEM UMA RESPONSABILIDADE MAIOR JUNTO AO NOSSO PÚBLICO. ESTAREMOS MAIS PRESENTES NAS QUESTÕES DA NOSSA PERIFERIA, ESTAREMOS DESENVOLVENDO  AÇÕES SOCIAIS INCISIVAS E CONCRETAS  PARA MELHORAR A CARA DA PERIFERIA, PARA MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS.  ESTAMOS COSTURANDO UMA PARCERIA COM O NOVO GOVERNO, ONDE QUEREMOS MAIS ESPAÇO PARA DIVULGAÇÃO DA NOSSA ARTE, DO NOSSO POVO.

             A SMURPHIES EM 2011 VAI PROCURAR FAZER A DIFERENÇA.


NO MAIS, ESPERO QUE REALMENTE SEJA UMA MUDANÇA GERAL EM TODOS OS SENTIDOS, GDF NOVO, PRESIDÊNCIA NOVA. VAMOS TENTAR ACREDITAR QUE AS COISAS VÃO MUDAR. UMA COISA É CERTA, TEMOS QUE CORRER ATRÁS DAS COISAS DO MESMO JEITO, POIS ESPERAR NÃO NOS LEVA A NADA, SE VOCÊ REALMENTE QUER QUE AS COISAS MUDEM, FAÇA VOCÊ MESMO.
2011 SERÁ UM NOVO COMEÇO, UMA NOVA OPORTUNIDADE DADA POR DEUS PRA VOCÊ. ENTÃO APROVEITE, VALEU!





Um comentário: