A música “Deus me Livre”, vem de uma expressão popular. Para muitos é só um dito, mais para o Bravoz se transformou em uma música que aborda a realidade humana e espiritual. Uma forma de nos alertar que a palavra sempre vai e nunca volta vazia, “Deus me livre" jamais será uma frase qualquer, e essa musica veio pra que todos saibam que essa frase tem poder inigualável diante de qualquer situação... Confira o video de divulgação da música que será lançada em breve. Agradeço o apoio de cada irmã e de cada irmão.... "DEUS ME LIVRE DESSA MENSAGEM NÃO CHEGAR ATÉ VOCÊS" Video Promo (Deus Me Livre) http://www.youtube.com/watch?v=yErZPNpL5m4
Fortaleça o RapDF / Veja e Comente / Repasse essa mensagemwww.myspace.com/bravozrap
Ao longo dos anos a Banda BRAVOZ foi ganhando força e conquistando espaços levando suas mensagens por vários estados do Brasil. Hoje além de levar as suas palavras de luta para os jovens Brasileiros a banda BRAVOZ também está engajado em projetos sociais, onde por meio de ações promovem debates sobre questões relacionadas aos interesses dos jovens.
O Mc Byzu iniciou sua carreira no ano 2000 dentro da Banda BRAVOZ, (Brasileiros revolucionários atacam com a voz), MC nascido e criado na periferia da Ceilândia – P.Norte, percebeu o movimento Hip-Hop como uma forma de ajudar sua comunidade utilizando a linguagem do Rap para reivindicar seus direitos como cidadão, tendo dentro desta linguagem, o pano de fundo que é a palavra de Deus.
Chamada Mixtape Três mais um, conta com a participação de vários grupos como: Grupo Alta Mão (São bernardo do Campo - SP), Rapper A2 e Boaz (SP, capital), SonicEfikaz (Florianópolis - SC), Epidemia Gospel (Santa Maria - DF), Familia Atos Prossegue, Martis Mc e Poçam (Votuporanga-SP), Carlos RDS e Pelther LB (Jaú - SP).
Projeto iniciado em meados de 2005.
Durante 3 anos foram montadas 3 volumes da mixtape 3+1, com disponibilidade para a galera baixar na net.
Por motivos de força maior dei um tempo no projeto.
Em 2011 reformulei o projeto, seus propósitos e ideais.
Nessa nova pegada, em julho chega as ruas o CD: Mixtape 3+1, intitulado: A RETOMADA.
Será um ótimo trabalho com vários grupos de todo Brasil, músicas de qualidade, letras reais que tocam a alma e a mente, trazendo novas perspectivas de vida.
Aguardem, vai ser peso e benção para todos.
Salve família
Quanta satisfação sentimos em poder publicar mais um pouco da história do DJ Jamaika. Artista tradicional e das antigas do DF, recebe elogios e fãs ainda por todo o Brasil. Estamos orgulhosas em poder compartilhar com vocês esta entrevista!
Por: L. Cycy
História no rap do DF:
Bom, comecei a ouvir RAP em 1980 e desde então não consegui mais parar, porque o RAP impregnou nas minhas veias. Eu, como muitos outros que são da minha idade, vimos tudo acontecendo, toda a mudança de ritimos dentro da música americana, saindo da "DISCO" em 1980 e entrando na "MÚSICA ELETRÔNICA" em 1982!!! Então não me contíve e comecei a escrever. Até que em 1985 teve o 1º Encontro Hip Hop de Brasília na Boate Le Club no Gilbetinho no Lago Sul. Foi onde conheci o Kid Ventania, Souto, Luiz Sapo, X Cambio negro, Dj Leandronic, Dj Raffaelo Santoro, Toninho Pop, Elivio Blower e mais uma pancada de gente que hoje representam o movimento hip hop do DF. Através desse conhecimento foi que eu gravei meu 1º Rap que se chamava o RAP do PIOLHO que se tornou um grande HIT nos bailes em 1987. Foi o começo de tudo!!!!!
Músicas de maior sucesso:
Acredito que a música que mais fez sucesso foi "To Só Observando". É engraçado como as coisas são porque, essa música fala sobre "PEDOFILIA" e nessa época não se falava muito sobre isso, e ainda, o governo nunca nos deu ouvidos, nunca prestou atenção no Rap porque simplesmente nos intitulam como desinformados e sem cultura. E o resultado ta aê tá ligado! Assim como falávamos sobre vários tipos de drogas inclusive o "CRACK" e mesmo assim não nos escutaram, e deu no que deu!!! Pensaram que nunca iria chegar aqui no DF, mas só acordaram porque o "CRACK" entrou na casa deles!! Os filhos deles conheceram um pouco do inferno da perifería e levaram pra dentro de casa e agora vêm pedir ajuda pra quem??? Pro Rap!! Se não fosse trágico seria hilário!!!!
Dificuldades encontradas ao longo dessa trajetória:
As dificuldades são muitas, mas as maiores são criadas por nós mesmos tá ligado!!! O Rap é a maior forma de expressão que exite no mundo mas, essa arte não esta sendo dominada da forma adequeda! Não é só porque eu tenho liberdade de expressão que posso falar qualquer coisa. O RAP é um PLANO!! E todo plano tem ser seguido à risca!!! Quando alguém erra, e, ainda mais se esse alguém estiver em evidência, todo o movimento paga pelo erro!!
Visão do DJ Jamaika, sobre a cena atual do RAP do DF? Ainda é preciso evoluir? Quais os grupos que mais se destacam atualmente.
O Rap do DF ficou estagnado durante um longo tempo e derrepente abriu os olhos e entendeu que tava ficando pra trás!!! Vários grupos novos surgiram e o rap começou a crescer novamente! O que faltava no Rap DF já chegou tá ligado!!! Markão Aborígine, 3 um Só, Tribo da Periferia e muitos outros que realmente mostraram ser capazes de continuar a SAGA DO RAP DF, tá ligado???
É preciso mais união entre os grupos?
Acredito que só com a união o RAP pode prevalecer. Hoje várias guerras caíram por terra e conseguimos no unir. DJ JAMAIKA , GOG, REI, GUINDART 121 e TROPA DE ELITE formam o GRUPO OU BANG: BANG BANG!! Acredito que vai dar certo e é uma grande oportunidade de outros grupos se unirem e formarem outros BANGS no DF. Pra que isso possa prosperar e ser algo muito maior do que simplesmente alguns grupos que se juntaram!!!
É necessário existir um cunho social no rap? Os grupos têm que se preocupar com a coletividade e a cidade que fazem parte?
Creio que não seria necessidade, mas que seja algo que venha naturalmente. Esse lado social é muito importante pro RAP mas deve ser feito com muita responsabilidade!!! NÓS VEMOS UM MONTÃO DE ONG´S QUE SE INTITULAM DO HIP HOP E NA VERDADE ESTÃO SÓ PRA GARANTIR O SALÁRIO MENSAL DE BOA!!! USAM O RAP, FALAM EM NOME DO RAP, DO BREAK E GRAFITTI MAS NUNCA SE ENVOLVERAM VERDADEIRAMENTE COM O MOVIMENTO!!! ACREDITO QUE O SOCIAL NÃO É SÓ DISTRIBUIR CAMISINHA NO CARNAVAL!!!!!! SE EU ESTIVER ERRADO POR FAVOR ME CORRIJAM!!!
Há a necessidade de se preocupar com a questão do precário atendimento na nossa rede de saúde e da educação?
Então, se existe um lugar onde nunca terá investimento do governo é na SAÚDE e EDUCAÇÃO!!! Se seu filho adoecer você vai levá-lo de qualquer forma pro hospital estando bom ou ruim , quer dizer, estando RUIM como sempre!! E seu filho sempre vai precisar estar no colégio estando bom ou ruim , quer dizer estando RUIM como sempre!! A mudança está em nós e não neles! Se somos nós quem sabemos o que acontece conosco, automaticamente nós quem deveríamos estar lá na Câmara legislativa ou federal, porque nós sabemos onde o nosso sapato aperta, e eles não!!! Ou seja, "TAMO NO SAL" pois somos nós mesmos que colocamos eles lá!!! A culpa é nossa!!!
Projetos novos do DJ Jamaika:
1000 PROJETOS, MAS TODOS NA MÃO DE DEUS QUE É SOBERANO E ESTÁ ACIMA DE TUDO!!!!
O grupo Atitude Feminina teve inicio por volta do ano 2000. O nome foi dado por Hellen, e a Aninha, a última integrante a fazer parte do grupo. Jane, Hellen, Gisa Black, Lala e Aninha, faziam parte da primeira formação. Depois a Lala saiu do grupo e na época que lançamos o CD éramos 4, mas já contando com o apoio do Wty e do Dj Raffa que eram as principais pessoas que ficavam por trás do grupo ajudando em tudo. Em 2007, a Jane saiu junto com Wty e após algum tempo se converteram. Em 2010, Gisa se converteu também e dicidiu sair do grupo. Então, atualmente a formação é composta pela Aninha, Hellen e o Raffa nas pickupes.
Mas gostaríamos muito de ressaltar que hoje em dia, o Atitude Feminina é uma grande família de pessoas que estão por trás do grupo, trabalhando voluntariamente porque acreditam na nossa proposta e é claro, mantêm uma amizade com a gente.
Essas pessoas são: Leo Maverick, Adriana, Wty, Batata, Dj Buiu, Chuck Itaquera, Sol, Dj Raffa, Cadu, Dimitri, Gisele Santoro, Dona Santa, Nino Mix, Dj Marola e muitos outros. Sem contar as rádios comunitárias de todo Brasil que nos tocam e principalmente aqui no DF, como o DJ Marquynhos da Smurphies, Nelson Ramos, Chocolate, Hercules, Nego Gilson, Wolfgang, Fabio Corintiano e muitos outros que no momento não lembro.
Nossas músicas mais pedidas são: "Enterro do Neguinho" e " Rosas". Mas estamos vendo que o público já está se identificando com a nova musica "Linda", que vem tocando muito nas rádios.
A gravação de nosso DVD, neste ano de 2011, foi a realização de um sonho. E a expectativa é que fique pronto logo e possamos lançar ainda no segundo semestre! Foi perfeito pois conseguimos levar o Hip Hop para a Sala Vila Lobos do Teatro Nacional. Isso foi muito importante. Mas o mais importante de tudo foi mostrar para todos os "fofoqueiros" que insistiam em dizer que o Atitude Feminina não tinha mais amizade com a Jane, ter convidado ela para participar, e ainda nas últimas 3 músicas, todas as integrantes do Atitude subirem no palco e cantarem juntas. Foi uma emoção que não conseguimos descrever de tão maravilhosa. Ter todas reunidas de novo. Inclusive a Gisa na performance perfeita da música Enterro do Neguinho. E o público sentiu nossa emoção no palco e se emocionou também. Foi muito bom.
Sobre a cena atual do Hip Hop do DF, e os grupos de rap feminino, temos a opinião de que a Verônica já é um ícone no DF e que o rap feminino, tem crescido muito não só no DF mas em todo o Brasil. Mas ainda destacamos a Taty Beladona aqui do DF e claro não posso deixar de citar, a Jane Ex veneno.
Quanto aos shows e projetos, podemos dizer que sabíamos que nossas músicas estavam sendo ouvidas pelos 4 cantos do Brasil. Mas nunca pensamos que seria tão forte a ponto de começarmos a fazer muitos shows fora de Brasília. Podemos dizer que ese ano estamos fazendo uma turnê no Nordeste e Norte. Fizemos 3 shows em João Pessoa e vamos fazer ainda esse ano, já marcados em Teresina - Piauí, Fortaleza - Ceará, Porto Velho - Rondonia e Boa Vista - Roraíma. Também temos show marcado para Ouro Preto - MG. Sobre os projetos, o principal é lançar o CD e o DVD esse ano.