sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sarau Samambaia Poética com INQUÉRITO



Rolou nesta terça feira, dia 22 de fevereiro a 3ª edição do Sarau Samambaia Poética, uma realização do Coletivo ArtSam promovendo encontro entre poetas, rappers e repentistas.

O evento já está em sua 3ª edição e vale frisar que tal iniciativa é um exemplo do Hip Hop social, realizado no DF. O Coletivo ArtSam realiza vários eventos como esse há vários anos aqui em nossa cidade. Saraus, encontros, seminários, oficinas, palestras. São as mais variadas formas de difusão da cultura Hip Hop e a cultura brasileira entre os jovens do DF. O SITE do ArtSam está sendo produzido, e a promoção dos artistas locais é feita através do Hip Hop Essencia: http://hiphopessencia.blogspot.com/.

Na edição de terça, também aconteceu o Lançamento do Vídeo Clipe UM BRINDE do grupo paulistano Inquérito, que falaram ao público sobre o processo de produção, carreira, e principalmente sobre a mensagem e Campanha Vamos Brindar, que chegou em 05 países.

Samambaia faz parte dos 170 pontos em todo Brasil e se junta a países como Guine Bissau, Guiné Bissau, Cuba, Portugal, além das cidades Londres e Nova York, em uma campanha de redução de danos. Apresentando a contundência e amor do trabalho do Inquérito, expondo o Clipe e as contradições e violências causadas pela indústria e consumo do álcool.

Além de Inquérito, aconteceram intervenções com Aborígine e DJ Liso - Rap e poesia, Rodrigo Misquita - MPB, Djalma Faustino - repentista, Freestyle com Tibús, B. Girl Prix, Arsenal do Gheto, Ministério Hosana e Exposição de telas com o artistas plástico HUD'.














terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Egito > Revolução





O povo egípcio num exemplo genuíno de revolução, resolve apontar a podridão de seu próprio regime. É inegável o papel das redes sociais neste novo modelo revolucionário. É o que tem propiciado a desmoronamento dos antigos pilares.
E nós brasileiros, amantes do RAP (Ritmo e poesia ou Revolução Através das Palavras), dessa cultura de críticas sociais surgida nos anos 70, não podemos deixar de nos atentar às questões culturais e sociais que vêem explodindo pelo mundo. A Revolução dos egípicios é um exemplo claro de luta pela democracia, contra a opressão, corrupção e a pobreza, dentre outros. Fato muito similar com a nossa realidade brasileira.
Pode-se identificar nas origens da violência extremista e nas origens da mudança democrática, uma série de problemas comuns como, insatisfação econômica, rejeição às ditaduras e à própria corrupção, até mesmo com a humilhação que muitos desses países enfrentaram de derrotas militares. No caso do Egito, da perda do prestígio internacional. O crescente endividamento, o aumento no preço de alimentos e o desemprego em alta ameaçam a economia egípcia, tida como uma das histórias de sucesso econômico do Oriente Médio. Mas o que acontece hoje é algo muito mais interessante e mais saudável do que foi o terrorismo. Nos casos nós temos grupos de jovens bem educados, bem instruídos utilizando a tecnologia da informação que a Al Queada também usou mas pra fins muito mais extremistas. Mas agora essa juventude no mundo árabe, encontrou uma maneira de canalizar a sua frustração, que é pleitear uma mudança do sistema político, defender transformações democráticas e muito disso tem a ver com o resultado do 11 de setembro no mundo árabe.

Os acontecimentos dos últimos anos demonstraram que o terrorismo não é uma solução para problema nenhuma, quer dizer, sem nenhuma exceção os países árabes estão hoje muito piores do que estavam antes dos atendados do 11 de setembro; o Oriente Médio em geral se radicalizou muito também, temos aí o caso mais expressivo do Irã, que antes dos atentados vinha de numa série de reformas econômicas e políticas e que depois disso, retrocedeu muito com o governo Ahmadinejad e, essa nova juventude islâmica que está despontando no Egito, na Tunísia e no Iémen, aprendeu com os erros do passado.
E ainda sem dúvida, é necessário fazer uma reflexão que ditaduras estimuladas pelos Estados Unidos, não funcionam, visto que, Obama herdou uma situação de alianças diplomáticas muito complicadas e irônicamente no início do seu governo ele fez um discurso no Cairo muito bonito, de abertura pro mundo mulçamano e enfim, expressão da esperança de mudança que foi o que o levou a Presidência. Mas ele não tem conseguido lidar de uma maneira adequada com as crises no Egito, na Tunísia justamente por essa indefinição em se continuar apoiar regimes autoritários que hoje os americanos a longo prazo, já descobriram que são muito instáveis, mas ao mesmo tempo, o mal de se substituir esse mal conhecido por um processo de transformação democrática que ninguém sabe onde vai parar. Pode resultar em sociedades muito mais abertas, muito mais pacíficas, mas também pode significar um retrocesso.
A Democracia não se impõem, mas será que esses países vão conseguir fazer a democracia surgir de baixo pra cima? Parece que a democracia encontrou o seu tempo no mundo árabe. Durante muitos anos se dizia que a população árabe não estava preparada para esse tipo de reforma, mas agora esses jovens sobretudo e, outros segmentos, tomaram a si essa responsabilidade, de mudar os seus países. E, aconteça o que acontecer no Egito nas próximas semanas e nos próximos meses, sem dúvida nenhuma o País conquistou o respeito e a admiração do mundo inteiro, pela garra com que estão defendendo os seus direitos, pleiteando mudanças e tentando corrigir aquilo que está errado em sua nação.



Por: L. Cycy (da internet e adaptações).

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cobertura - Smurphies Disco Club & Convidados (Fotos e vídeos)

Smurphies Disco Club & Convidados na Capital Club. 04 de Fevereiro de 2011.

Mais um show com "graves" de mexer com tudo. Boate Capital lotada, galera dançando os velhos passinhos do rap de Brasília, um sonzão cabuloso da Smurphies e dois grupos que cantaram MUITO na noite dessa sexta: Fidalgo Herdeiro do Rap e 3umsó. É, o Rap de Brasília -É- o rap de Brasília...



Algumas fotos:


















Agradecimentos: Markinhos, Markão Aborígine e Fidalgo.

Release: Circuito Ativo Planaltina - DF

CIRCUITO ATIVO - PLANALTINA-DF

Salve salve rapa DuRap DF, satisfação. Por aqui Circuito Ativo divulgando nosso trampo na hulmildade. Tamo aí nos corre desde 2006 e agora estamos produzindo nosso primeiro cd no Stúdio Fênix. Breve mais novidades. 

Formação: Peryto Black, Mano Lua e Rapper Nando.




Músicas para baixar: 
Boto fé - Circuito Ativo
Sente os graves - Circuito Ativo

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Seminário de Capacitação Artística ao Hip Hop

Release - Arsenal do Gueto





Grupo: Arsenal do Gueto
Cidade : Ceilândia
Música: Desordem e Regresso


ARSENAL DO GUETO

 As primeiras letras foram escritas no final de 2006, depois de um trabalho de escola no CEF 17 na Expansão do Setor O. A partir daí mais letras foram surgindo, até que em Setembro de 2007 o grupo conheceu o radialista Sabóia que gostou das letras e, com o apoio do DJ Marcelo, convidou o grupo para gravar suas duas primeiras musicas.
No começo o grupo era apenas um trabalho de escola. De acordo com o que foi se conhecendo sobre o rap, teve-se a noção do papel que um rapper pode desenvolver na sociedade, e agora, o objetivo é informar e conscientizar as pessoas de que uma melhoria de vida é possível para todos, basta uma preocupação maior com o próximo. Seguem influências de Legião Urbana, Facção Central, Gog, Cazuza, Bob Marley, Damian Marley, Chico Buarque, entre outros.
O Arsenal é formado por Guilherme que é compositor e intérprete, além de MC é aluno do curso de Ciências Sociais na Universidade de Brasília e participa das atividades de um movimento social chamado ASPCEL (Ação Social Pela Cultura Esporte e Lazer) onde ministra aulas de direitos e cidadania para crianças.
No ano de 2008 o Arsenal participou de um projeto chamado “Voz Ativa”, onde realizou oficinas, produziu eventos e gravou sua terceira música chamada “Desordem e Regresso”, produzida por Ariel Haller Feitosa (Ganhador do Prêmio Hutuz como melhor produtor do Brasil), que saiu na coletânea de mesmo nome do projeto e foi distribuída ao Brasil inteiro.
Após o término do projeto “Voz Ativa” Guilherme passou a participar mais efetivamente do movimento social, produzindo um evento denominado “Expansão em Movimento”, participando de vários outros eventos tanto como voluntario quanto fazendo shows e compondo letras mais políticas e poéticas.
Em 2010 grandes músicos da Expansão do Setor O unem-se a Guilherme para fazer uma revolução musical no RAP do Arsenal, dando uma nova dinâmica ao show do grupo e fazendo uma fusão incrível de musicalidade e ideologia.

Dentre os eventos que o Arsenal participou pode-se destacar:

Ø      Cidade dos Direitos (Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) – Brasília 2009

Ø      Projeto Meio Dia Em Ponto – Ceilândia 2009

Ø      Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Parque da Cidade 2009/2010

Ø      Ato-Show pelo Término das Obras do Centro Cultura e Esportivo de Ceilândia (Movimento Retomada) – Feira da Ceilândia 2009

Ø      Calourada UNB - Campus Darcy Ribeiro 2010

Ø      Brasília, Outros 50 – Funarte 2010

Com o passar do tempo, Arsenal do Gueto está se tornando mais que um grupo de RAP, o desejo de Guilherme é montar uma biblioteca e estúdio com o mesmo nome do grupo e poder fazer cada vez mais eventos em sua comunidade além de continuar a correr atrás do maior sonho do Arsenal do Gueto que é conseguir levar sua música a todos os cantos e incitar as comunidades a mostrarem o lado bom da periferia, sempre com muito amor.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Gravação do DVD - Atitude Feminina



GRAVAÇÃO DO DVD do Atitude, Dia 24/02/2011
Teatro Nacional Claudio Santoro / Brasilia -DF. 

Venha Prestigiar a gravação do DVD do melhor grupo feminino de rap atual.
Participações : VOZ SEM MEDO – RENAN (Inquerito) – TATY BELADONA – PROVERBIO X – JANE ex/Veneno -ATO MC – MAVERICK – Grupo De percussão : PATUBATÊ
ENTRADA FRANCA