domingo, 1 de janeiro de 2012

Vida longa à literatura marginal

 
Um grandioso 2012 a todos os leitores e amigos do blog DuRap DF. Que tenhamos um ano de boas conquistas e vida longa ao rap nacional!

As minas da quebrada escrevendo pelo rap
o sentimento é verdadeiro só entende quem conhece...

São soldados armadas, amadas ou não
Quase todas num grito de armas na mão
Nas ruas lhes ensinam uma antiga lição:
De morrer pela mudança ou viver sem razão

DuRap DF.


Para abrir o ano, postamos sobre a literatura marginal, expressão genuína da voz da periferia, da voz dos becos, favelas, quebradas, ruas e vielas.

Literatura Marginal:  "conjunto de ideias e vivências compartilhadas que possibilitou a moradores da periferia, tradicionalmente excluídos como sujeitos do processo simbólico, pudessem entrar em cena para produzir sua própria imagem, dando origem a uma intensa movimentação cultural em bairros das periferias".

Referências:


* INQUÉRITO #PoucasPalavras Clipe Oficial:





"Um salve à todos aqueles que escreveram e continuam escrevendo a nossa história com legitimidade:Preto Ghóes, GOG, Sérgio Brás e toda Cooperifa. Alessandro Búzios, Suburbano convicto, Ferréz, 1da Sul, Sacolinha, Élo da Corrente. Edições Toró, Jéssica Balbino, Alexandre de Mário e o Rap Brasil, Vrás 77, DJ TR, Toni C, Nelson Maca e tantos outros.Vida longa, Literatura Marginal... INQUÉRITO"







* Entrevista com o escritor Ferréz:






*  Revista Caros Amigos:



* TONI C lança "O HIP HOP ESTÁ MORTO", o livro que vai mexer com você


O escritor, documentarista e coordenador do Ponto de Cultura Hip Hop  a Lápis,  Toni C é um dos maiores ativistas culturais da periferia. Foi o único representante do Hip Hop a ser premiado com o  Tuxauá 2010 com uma das 50 pessoas mais influentes da cultura brasileira


Agora Toni C acaba de lançar seu primeiro romance “O Hip Hop Está Morto”, narrado em terceira pessoa , com uma linguagem informal e com o ritmo de um bom rap.


Neste romance o leitor terá contato de maneira quase autobiográfica com o Hip-Hop , o movimento é personificado pelo autor, ganhando vida, voz e sobretudo personalidade tudo de forma original e fiel ao movimento.


A obra tem 156 páginas que debate  questões e apresenta um pouco da história do Hip-Hop Nacional e conseqüentemente os boicotes e atentados de extermínio contra nossa cultura.


“O Hip Hop Está Morto” cumpre a tarefa de levar a historia do movimento Hip Hop no Brasil e suas influências internacionais ao público em geral. O texto traz elementos adicionais até para os mais aficionados, mas também é um excelente “guia introdutório” para quem deseja descobrir mais sobre esta cultura.


Artistas, ativistas e verdadeiros marcos do Hip-Hop aparecem devidamente citados. Desde  Racionais Mc’s a MC Cauan, e ainda tem 28 fotos de grandes ícones da história do Hip-Hop brasileiro, das suas origens no centro da região metropolitana de São Paulo até os rincões da periferia, nada é descartado pelo personagem principal.


Atenção a pré-venda do “O Hip Hop Está Morto” já começou através do sitehttp://www.literarua.com.br/ você adquiri o livro por apenas 13,00.
paula@rapnacional.com.br
(11) 8680-0275 (tim) 6726-0316 (oi)


* GOG - A Rima denuncia:


 * DJ Raffa - Trajetória de um guerreiro

 

 * http://aboriginerap.blogspot.com/

 

* http://alberto-profissao-perigo.blogspot.com/

 

Dentre outros...

 

 

Um comentário: